Terça, 16 Maio 2017 15:28

Frente Parlamentar da Agricultura será lançada na AgroBrasília

Nesta sexta-feira (19), às 13h30, na AgroBrasília 2017, será lançada a Frente Parlamentar da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar do Distrito Federal.

A iniciativa é do presidente da Câmara Legislativa, deputado Joe Valle (PDT) e tem por objetivo fortalecer a área rural e busca melhorias no que diz respeito ao desenvolvimento e sustentabilidade do setor agropecuário e do espaço rural.

O Distrito Federal possui 19 mil propriedades rurais, caracterizadas pelo desenvolvimento de atividades agrícolas organizadas por Associações de Produtores, Cooperativas, Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável e Federação da Agricultura e Pecuária do DF.

A multifuncionalidade do setor é também caracterizada pela presença de agroindústrias, empreendimentos ligados ao turismo rural, propriedades de base ecológica e propriedades voltadas à produção de produtos orgânicos. Das propriedades agrícolas são exportados produtos diversos para vários estados do Brasil, países do Mercosul e da América do Norte.

Nesse contexto, a Frente Parlamentar da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar do DF buscará, ainda, mapear as necessidades do setor produtivo nas diversas regiões administrativas do DF, possuindo como finalidade a criação de propostas legislativas (projetos de leis, decretos, entre outros) que impulsionarão o mercado de bens e serviços ligados à agropecuária e ao agronegócio local, dando suporte ao desenvolvimento agrícola e à capacitação técnica das pessoas envolvidas na produção.

A Frente será composta por grupos de trabalho, com participação de produtores, autoridades do setor, órgãos governamentais, público em geral, entre outros, que irão desenvolver propostas para o setor.

Foram convidados para o lançamento, deputados federais e senadores integrantes das Frentes de Agricultura das duas casas, deputados distritais, Secretário de Agricultura do DF, os presidentes da Emater e da Ceasa, representantes do Ministério da Agricultura e do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), produtores rurais, entre outros.

Conheça as finalidades da Frente Parlamentar:

1 - Consolidar a busca pelo desenvolvimento e sustentabilidade do setor agrícola, pecuário e do espaço rural do DF;

2 - Mapear as necessidades do setor produtivo nas diversas Regiões Administrativas do DF;

3 - Criar propostas legislativas que impulsionam o mercado de bens e serviços ligados à agropecuária e ao agronegócio local;

4 - Dar suporte ao desenvolvimento agrícola e à capacitação técnica das pessoas envolvidas na produção.


Serviço:

Lançamento da Frente Parlamentar da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar do Distrito Federal

Local: Auditório Buriti na AgroBrasília – BR 251, KM 05, PAD-DF, sentido Brasília (DF) - Unaí (MG).

Data: 19 de maio

Horário: 13h:30m