Quarta, 08 Novembro 2017 21:02

Bloco Sustentabilidade realiza visita de fiscalização à lixões

No dia 8 de novembro de 2016, o Mandato Brasília Sustentável e deputados do Bloco Sustentabilidade e Trabalho realizaram visitas de fiscalização em duas áreas de transbordo do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU). A primeira visita, que aconteceu em Sobradinho, os catadores alegaram escassez repentina dos resíduos.
No segundo local visitado na área DL Norte, os relatos se repetiram. Também foi constatada a mistura do lixo seco e do molhado vindo dos caminhões de coleta. Durante a visita, foram flagrados materiais hospitalares e orgânicos misturados no caminhão, que deveria receber apenas os secos.
Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição.
A partir das visitas, foi definido a realização de audiência pública para debater o assunto e buscar soluções coletivas e efetivas para o Distrito Federal.