Segunda, 18 Setembro 2017 11:32

Diálogos Inspiradores discute Educação no Brasil

Educação foi tema dos dois últimos "Diálogos Inspiradores", evento realizado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal que abrange um ciclo de debates com a proposta "Brasília, a cidade que queremos". A intenção é estimular o diálogo entre lideranças, população, gestores e representantes políticos sobre temáticas que interessam à cidade.
O encontro realizado no dia 31 de agosto debateu "Que escola temos? Que escola desejamos?". Participaram o subsecretário de Educação, Fábio Sousa; a educadora Gisele Gama; a professora Gina Ponte e a diretora do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro), Rosilene Corrêa.
Na ocasião, a professora Gina Ponte relatou sua experiência, marcada pela educação transformadora. Em Ceilândia, onde leciona no Centro de Ensino Fundamental 12, ela desenvolveu com seus alunos o projeto "Mulheres Inspiradoras". Por meio da leitura de obras em que as protagonistas são mulheres, como "Eu sou Malala", da ativista paquistanesa Malala Yousafzai, e "Quarto de despejo: diário de uma favelada", da brasileira Carolina Maria de Jesus, Gina narra que seus alunos revelaram, em dissertações, uma mudança na forma de pensar.
Já o segundo encontro realizado no dia 14 de setembro, foi discutido os desafios da Educação no Brasil. O diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, abordou o tema “Desafios da Educação”. Em seguida, Helena Neiva, vice-presidente da Fundação Pitágoras, falou sobre o movimento “Conspiração Mineira pela Educação” e apresentou o projeto “Aliança Brasileira pela Educação”.

O trabalho da “Conspiração Mineira pela Educação” já dura dez anos e beneficia 1.741 escolas e 1 milhão e 300 mil alunos de escolas públicas em Minas Gerais. A “Conspiração Mineira pela Educação” atua por meio dos “Fóruns de Diretores”, que são encontros sistemáticos mensais com diretores das redes públicas municipal e estadual, com o objetivo de fortalecer a liderança, promover a troca de experiências e o intercâmbio das melhores práticas. Constituem temas estratégicos dos “Fóruns de Diretores: pacificação das escolas, integração família-escola; motivação dos professores, motivação dos alunos, melhoria dos indicadores oficiais de aprendizagem (IDEB).

Fotos: https://www.flickr.com/photos/joevalledeputado/albums/72157686693029974

Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=IUKuz0BFPc8