Quarta, 11 Abril 2018 11:09

Câmara Legislativa vai ao Itapoã prestar contas sobre atendimento de demandas

A Câmara Legislativa realizou, na noite desta segunda-feira (9), audiência pública de prestação de contas na cidade do Itapoã. O encontro foi realizado para apresentar à comunidade o andamento das demandas prioritárias levantadas durante o projeto Câmara em Movimento, realizado na cidade entre os meses de julho e agosto do ano passado.

O presidente da Casa, deputado Joe Valle (PDT), apresentou o resultado dos encaminhamentos de cada uma das 11 demandas. "Estamos seguindo um modelo colaborativo com o GDF para avançar no atendimento das demandas. No caso do Itapoã, acionamos 10 órgãos do governo e recebemos 21 respostas oficiais do Poder Executivo", explicou o presidente.

A principal demanda dos moradores é a regularização da Quadra 318, que sofre com a falta de água, energia e asfalto. A Codhab respondeu que a regularização será realizada no momento da elaboração do projeto urbanístico da cidade do Itapoã. Para atender a necessidade emergencial da população, a companhia informou que a administração fará um levantamento detalhado das unidades desabastecidas e o encaminhará às concessionárias para atendimento do pleito.

A segunda demanda da cidade é o asfaltamento das Quadras 202, 203, 318, 319, 378 e 379 e pavimentação da Avenida Brasil. Segundo a resposta do governo, a pavimentação da Avenida Brasil poderá ocorrer nos próximos meses. Sobre as demais áreas, não há previsão de início das obras.

A duplicação das rodovias DF-250, DF-001 e DF-015, além da construção de um viaduto na DF-015, é uma demanda antiga da cidade. O governo informou que o projeto de duplicação da DF-250 está pronto e a Câmara Legislativa apresentou emenda de R$ 150 mil para a recuperação de uma área de voçoroca necessária para a realização da obra. O governo informou ainda que as duplicações serão realizadas pela empresa JC Gontijo.

Sobre a construção de creches no Itapoã, o governo respondeu que não há data de início para obras de centros de educação infantil, justificando que os projetos de arquitetura estão ainda em andamento. Diante desse quadro, a Câmara Legislativa articulou a destinação de recursos para a construção da Escola Classe 203, cujo projeto de arquitetura está pronto.

Outra demanda aguardada pelos moradores é a construção de um Centro de Ensino Médio no Itapoã. A Secretaria de Educação informou que reconhece a necessidade e que está prevista a construção de duas escolas, nas Quadras 602 e 301. "Fizemos um acordo com o governo no ano passado para liberação de verbas para atendimento dessa demanda. Vamos continuar monitorando, pois essa é uma necessidade muito importante para a cidade", observou Joe Valle.

A construção da Casa de Cultura do Itapoã era outra das demandas dos moradores, mas o governo não respondeu os ofícios enviados pela Câmara Legislativa. O deputado Joe Valle informou à comunidade que a Câmara Legislativa vai continuar cobrando uma resposta do governo e vai promover diálogos para atender a demanda.

A população do Itapoã também aguarda a implementação de um setor de serviços na cidade, com área específica para os serviços de oficina, serralheria, marcenaria e vidraçaria. Após as cobranças do Poder Legislativo, a Codhab informou que o assunto está em discussão e que depende de destinação de área.

Sobre os pedidos de melhoria na segurança pública, o governo informou que está atuando na ampliação dos pontos de iluminação pública e que aumentou o policiamento preventivo e ostensivo na região.  Ao final, o presidente lembrou a importância de se continuar acompanhando e cobrando a realização das demandas: "Algumas demandas avançaram pouco, mas é preciso lembrar a importância de se provocar o governo. A nossa intervenção faz com que os órgãos responsáveis se mexam e deem andamento às ações necessárias. Por isso é muito importante que a população fiscalize esse trabalho". Com informação da CLDF.

Fotos >> https://www.flickr.com/photos/joevalledeputado/sets/72157695481179055

Assista a prestação de contas na cidade do Itapoã >> https://www.facebook.com/JoeValleOficial/videos/1516128275152477/

Para conhecer todos os detalhes, acesse >> http://www.camaraemmovimento.com.br/