Quarta, 13 Junho 2018 14:37

Sessão Solene marca os 45 anos da Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) completa 45 anos e para comemorar a data, a Câmara Legislativa do DF (CLDF) realizará sessão solene, no dia 14 de junho, às 9 horas, no Plenário. O requerimento de solicitação da solenidade é de autoria do presidente da CLDF, deputado Joe Valle.

A solenidade tem por objetivo ressaltar as contribuições da Embrapa e seus parceiros, nesses 45 anos, para a pesquisa agropecuária nacional e para o desenvolvimento do agro brasileiro. “Suas pesquisas têm beneficiado Empresa a sociedade e mostrando o comprometimento da empresa com a agenda global na busca por soluções sustentáveis para o planeta. Assim, trata-se de uma homenagem digna e justa, da qual a Câmara Legislativa muito se honra”, ressalta o deputado.

Foram convidados para compor a mesa o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Maurício Antônio Lopes, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, João Martins da Silva Junior, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, Márcio de Freitas, representante da FAO/Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, Alan Jorge Helbingen e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Blairo Maggi.

Saiba mais – A Embrapa foi criada em 26 de abril de 1973 e é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Desde a criação, foi assumido um desafio: desenvolver, em conjunto com nossos parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia no nosso País.

Esse esforço ajudou a transformar o Brasil. Hoje a nossa agropecuária é uma das mais eficientes e sustentáveis do planeta. Incorporamos uma larga área de terras degradadas dos cerrados aos sistemas produtivos. Uma região que hoje é responsável por quase 50% da nossa produção de grãos. De acordo com a Embrapa, foi quadruplicada a oferta de carne bovina e suína e ampliamos em 22 vezes a oferta de frango. Essas são algumas das conquistas que tiraram o País de uma condição de importador de alimentos básicos para a condição de um dos maiores produtores e exportadores mundiais.

 

Serviço:

Sessão Solene pelos 45 anos da Embrapa

Data: 14 de junho

Horário: 9 horas

Local: Plenário da CLDF