Terça, 19 Junho 2018 14:55

Presidente do Superior Tribunal de Justiça torna-se cidadã honorária de Brasília

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene, na noite do dia 18 de junho, para entregar o Título de Cidadã Honorária de Brasília à presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz. Iniciativa do deputado Joe Valle (PDT), a homenagem aconteceu no auditório da Casa.

Laurita Vaz nasceu em Anicuns (GO) em 1948 e formou-se em Direito pela Universidade Católica de Goiás em 1976. Tem especialização em Direito Penal e Agrário, ambos pela Universidade Federal de Goiás. Laurita Vaz é a primeira mulher a comandar o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Desde 26 de junho de 2001, quando tomou posse no STJ por nomeação do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, a magistrada relatou questões importantes para jurisprudência infraconstitucional do país, como a aplicação da Lei Maria da Penha e o primeiro deslocamento de competência envolvendo violações de direitos humanos da história do STJ.

Todo o esforço empreendido enquanto magistrada teve como norte propiciar à sociedade a resolução de conflitos com a máxima presteza possível, dentro dos parâmetros de qualidade que o direito exige.

Além do STJ, Laurita Vaz atuou em outros órgãos e áreas. De 1978 a 1978, a magistrada foi promotora de Justiça do Ministério Público de Goiás, quando ingressou no Ministério Público Federal como procuradora da República.

Em 1997, foi promovida a procuradora regional e a subprocuradora-geral da República em 2000. Foi membro do Conselho Penitenciário do Distrito Federal de 1986 a 1998, presidindo-o de 1995 a 1997. De 2011 a 2014, foi membro do Conselho da Justiça Federal.

A ministra também foi professora do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) e do Centro Universitário de Brasília (UNICEUB), onde lecionou Direito Processual Penal.

O trabalho e a história de vida da ministra são motivos de orgulho para nós brasilienses, que acreditamos que a honestidade, o respeito ao ser humano, os valores do trabalho, da solidariedade e da família, contribuem para o progresso de uma nação e para o fortalecimento do caráter de seu povo.

Pela grandeza e desprendimento com que trabalha não só pela sociedade brasiliense, mas por toda a população brasileira, que a Câmara Legislativa tem a honra de entregar a ministra Laurita Vaz o título de Cidadã Honorária de Brasília.

Assista a solenidade >> https://www.youtube.com/watch?v=8_qw9_OxkFg