×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 943

Quarta, 18 Julho 2018 16:26

Saiu na Mídia: Distrito Federal tem mais de 120 hortas comunitárias

Brasília foi projetada para ser uma cidade-parque. Lucio Costa pensou em cinturões de árvores que abraçassem as quadras residenciais e em criar um oásis no meio da secura do Cerrado. Mas, hoje, a capital federal ultrapassou a qualidade de parque e tornou-se algo ainda mais interessante: uma cidade-horta.

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) não possui um número exato, mas estima a existência de aproximadamente 120 hortas comunitárias. Muitas estão dentro de escolas, entretanto, várias tomam os espacinhos abandonados nas quadras do Plano Piloto e das regiões administrativas. Os ambientes são criados e mantidos por moradores, que arcam com os custos e se propõem a cuidar do local em troca de alimentos orgânicos recolhidos direto do pé. Não é só manjericão, cebolinha e salsinha. São plantadas também couve, alface, ervas para chá, plantas medicinais e até árvores frutíferas.

A Lei Distrital nº 4.772/2012, do deputado Joe Valle, garante que a agricultura urbana e periurbana tenha apoio no Distrito Federal. O texto da norma explica quais são os objetivos das políticas de apoio (estimular convívio social e atividades culturais relacionadas com a produção, hábitos saudáveis de alimentação e promover utilização e limpeza de espaços públicos ociosos estão entre os fatores enumerados) e define os beneficiários prioritários, entre outras ferramentas.

Porém, ainda uma política pública mais específica para regulamentar a plantação em áreas vazias e dar apoio às hortas — o fornecimento de água e a garantia de não revogação do espaço, por exemplo, são questões importantes e não discutidas.

Confira a matéria completa no Metrópoles >> https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/comportamento/cheio-de-vida-distrito-federal-tem-mais-de-120-hortas-comunitarias