Segunda, 27 Abril 2015 08:58

Deputado pede empenho de secretário para resolver falta de transporte na área rural

O deputado Joe Valle se reuniu com o secretário de Mobilidade, Carlos Henrique Tomé, na sexta-feira (24), no Palácio do Buriti, afim de apresentar demandas da população para a área. Na reunião, o parlamentar cobrou uma ação urgente para revolver a falta de transporte na área rural, que tem isolado a população do restante da cidade. O secretário afirmou que a situação está sendo discutida por um grupo de trabalho específico e que tem buscado solucionar o problema. 

O deputado ainda apresentou o documento intitulado "Mobilidade Sustentável", no qual são propostas alternativas para melhoria da mobilidade do Distrito Federal. O documento impresso, elaborado por coletivos da área, acadêmicos e população em geral, é resultado do seminário de Mobilidade Sustentável realizado na CLDF, no ano passado.

O Plano de Mobilidade Rural, outro documento elaborado pelo mandato, também foi entregue ao secretario. Tomé se mostrou favorável à proposta do plano, que visa a asfaltar 64 km de estradas para interligar as escolas rurais. Segundo Joe Valle, os alunos das áreas rurais sofrem com as condições climáticas e o asfaltamento facilitaria o transporte e o acesso dos estudantes às escolas.

O terceiro assunto tratado na reunião foi à Lei de Mudanças Climáticas que teve o capítulo de Transportes inteiramente vetado pelo governo anterior. Valle explicou que os vetos já foram derrubados e que a partir de agora, o DF tem possui diretrizes para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. De acordo com o deputado, um dos artigos estabelece que as políticas de mobilidade urbana deverão incorporar medidas para a mitigação dos gases de efeito estufa e de outros poluentes e ruídos, visando a redistribuição da demanda pelo espaço viário e a diminuição dos congestionamentos.

Estudioso do assunto, o secretário disse que  apoia a iniciativa para mitigar os efeitos do gases-estufa e que é preciso estipular prazos para as reduções das emissões. Tomé ainda ressaltou que a medida mais rápida para diminuir as emissões é diminuir os carro das ruas. " A melhoria e o uso do transporte urbano aumentam a democratização do espaço público, o prazo de uso do veículo e, ainda, diminui as emissões", ressalta Tomé.

O deputado também se reunirá com os gestores do DETRAN e DFTrans para discutir as demandas e as propostas da sociedade para a área de mobilidade.