Quinta, 11 Junho 2015 14:30

Trabalho infantil será debatido em audiência pública na CLDF

No Brasil, 3,1 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalham e 3,36 milhões entre 4 e 17 anos estão fora da escola. Para debater o Trabalho Infantil, o deputado Joe Valle (PDT) realizará audiência pública, nesta sexta-feira (12), às 10h, no plenário da Câmara Legislativa. A realização do evento marca o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, data instituída pela OIT em 2002, na ocasião da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil. 

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) mostra que a maioria dos casos de trabalho infantil foi encontrada nas regiões Norte e Nordeste, onde chegavam a 24,9% e 21,4% da força de trabalho. O Norte foi a região em que houve maior saída de crianças e adolescentes (de 9,6% para 8,2%), acompanhado do Sul (de 10,4% para 9,1%). Segundo o Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil do DF, na capital do país existem 20 mil crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.

Evasão escolar - Estatística da Organização das Nações Unidas revela que o Brasil é o terceiro em taxa de evasão escolar entre os 100 países com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). No DF, a evasão do ensino fundamental é de 2,4% (média de 7.500 do total de 292 mil estudantes). Já no ensino médio, a evasão é de 9% (média de 7.400 do total de 82 mil estudantes).

Na avaliação do deputado, a necessidade de trocar os estudos pelo trabalho, a qualidade do ensino e o desinteresse são alguns dos motivos que fazem crianças e adolescentes abandonarem a escola. “É papel de todos cobrar políticas públicas que resolvam o problema e para que crianças e adolescentes possam se desenvolver de maneira integra”, diz Joe Valle. 

Representantes do GDF, instituições, sociedade civil organizada e o Ministério Público participarão da audiência pública. 

Serviço:

Data: 12/06

Hora: 10h

Local: Plenário da Câmara Legislativa

Contato: 3348-8132