Boletim Brasília Sustentável - 10 de fevereiro de 2015

Pacto por Brasília

Reconhecemos que o Governador Rodrigo Rollemberg recebeu o GDF numa situação calamitosa de desequilíbrio fiscal, com despesas que ultrapassam em muito a arrecadação.

Entendemos que para a retomada do equilíbrio é legítima a busca por mais recursos. Antes, porém, seria preferível buscar uma forte redução nas despesas para não impor mais sacrifícios aos contribuintes.

O GDF encaminhou para aprovação da CLDF um conjunto de medidas que incluem o aumento de impostos. Se o aumento é realmente inevitável, também é legítimo que a população exija serviços de maior qualidade.

O "Pacto por Brasília" deve ser um fator de uma cidade includente, educadora e sustentável. Criar o IPTU verde (projeto a ser elaborado coletivamente), destinar verbas do IPVA para ciclovias e parques, isentar o IPVA de carros elétricos, tornar o orçamento da educação livre de contingenciamento são exemplos de uma nova visão administrativa.

Precisamos ainda, no curto prazo, criar condições para que o setor produtivo pague menos impostos e tenha melhores serviços. Não haverá desenvolvimento includente sem apoio ao empreendedorismo.

Defendemos que os segmentos do turismo (hotelaria, gastronomia, eventos) e da economia criativa (entretenimento, cultura, economia digital) sejam incentivados, pois são capazes de ativar a economia e dinamizar o setor de serviços, uma vocação de Brasília.

É preciso inovar e avançar com muita responsabilidade e criatividade. Podemos trazer para Brasília a melhor legislação verde do país e resgatar o espírito de vanguarda que nossa cidade sempre teve.

Outra reflexão que precisamos fazer é sobre o que precisa ser feito para que nunca mais a nossa cidade passe por uma situação como esta que estamos vivendo. A conta pela gestão ineficiente não pode ser paga pela população.

Queremos saber quais são suas considerações sobre este tema. Colabore!

Leia mais
_______________________________________________________________________

Joe Valle é eleito presidente da Comissão de Fiscalização e Transparência da CLDF

O deputado Joe Valle (PDT) foi eleito presidente da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Essa é a segunda vez que o parlamentar preside o colegiado.

Joe Valle é o autor da proposta que transformou a Comissão de Transparência em permanente. Pioneira no país, a comissão tem por objetivo fiscalizar a governança e a execução orçamentária, assim como contribuir para impedir as formas de corrupção.

Leia mais

_______________________________________________________________________

TCU atende representação de Joe Valle e Cristovam Buarque
 
O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou o governo federal a fazer a antecipação do recurso do Fundo Constitucional ao Governo do Distrito Federal.  A autorização ocorreu depois que o deputado distrital Joe Valle e o senador Cristovam Buarque, ambos do PDT, e os advogados da OAB-DF, Elísio Freitas e Melillo Dinis, ingressaram com representação no TCU em busca da antecipação de recursos para suprir o déficit de recursos públicos nas áreas de Saúde e Educação no Distrito Federal.

 
Leia mais

_______________________________________________________________________

ECCO apresenta Bazar de Artesanato do grupo Concretamente Brasília

O ECCO – Espaço Cultural Contemporâneo foi sede de mais um Bazar de Artesanato do “Concretamente Brasília”, grupo apoiado pelo mandato Brasília Sustentável. O evento realizado no final de janeiro, no Shopping Iguatemi, teve como objetivo ampliar espaços e dar visibilidade maior ao excelente trabalho de artesãos do DF e entorno, reunidos num grupo organizado e focado em aperfeiçoamento de seu trabalho.

Leia mais

_______________________________________________________________________

Confira a cartilha síntese do seminário Gestão e Governança das Regiões Administrativas do DF

O documento é decorrente da audiência publica proposta pelo deputado Joe Valle realizado em 28 de novembro de 2014 e que contou com a participação de diversos setores da sociedade.

Leia mais