Boletim Brasília Sustentável - 20 de março de 2015

Multiuso do Lago Paranoá será discutido em audiência pública 
 
Por meio de iniciativa de deputado distrital Joe Valle (PDT), a Câmara Legislativa do Distrito Federal, a Administração do Lago Norte e coletivos sociais promoverão audiência pública sobre “Agua é Vida! Vamos cuidar? Definindo o futuro do Lago Paranoá”. O debate será dividido em três subtemas: democratização do acesso; preservação e zoneamento/captação de água pelo Lago Paranoá.

O evento será na manhã de sábado, dia 28 de março de 2015, a partir das 10h, no Parque das Garças, situado na QI 15 do Lago Norte.

O evento tem por objetivo conscientizar a população para o uso do Lago Paranoá e debater alternativas para a preservação das nossas águas. A audiência faz parte da programação da Semana da Água no DF. O evento contará com outras atividades no Parque das Garças e no Lago Paranoá.

Leia mais...

_______________________________________________________________________

Dia do Artesão: Concretamente Brasília expõe na CLDF

Para comemorar o Dia do Artesão, celebrado em 19 de março, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza uma a exposição dos trabalhos do grupo Concretamente Brasília. A mostra acontece até 20 de março, de 8h às 18h, no térreo inferior da CLDF.

A articulação para a realização do evento partiu do mandato Brasília Sustentável, liderado pelo deputado Joe Valle. O parlamentar atuou na criação do Grupo Concretamente Brasília - formado por 160 artesãs/os, designers e estilistas – e tem contribuído na capacitação desses profissionais e ainda tem articulado importantes espaços de exposição e comercialização dos produtos.

Leia mais...

_______________________________________________________________________

SQN 315 defende bosque e condena posto de gasolina

Representantes do mandato Brasília Sustentável participaram no sábado 28/02, no Bloco E, da manifestação promovida pela comunidade da SQN 315, em defesa do bosque da quadra que corre o risco de perder o espaço para um posto de gasolina. A ameaça da construção do posto existe há 30 anos.

Em apoio à comunidade, o deputado e ambientalista Joe Valle (PDT) foi ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) reiterar o pedido para que o órgão se sensibilize sobre a preservação do bosque. O parlamentar também articulou a entrega de um documento ao Ibram contendo todo o histórico e argumentos para a preservação do local. 

Leia mais...

_______________________________________________________________________

Representantes de 18 hortas urbanas do DF se reúnem em Águas Claras

Representantes de 18 hortas urbanas participaram de um café da manhã na horta comunitária de Águas Claras, localizada na na Avenida das Paineiras. O encontro ocorreu na manhã dia 1º de março e também contou com a participação de representantes do Mandato Brasília Sustentável, moradores e do secretário de Meio Ambiente, André Lima.

Um dos anseios do grupo é a regulamentação da Lei de Agricultura Urbana, de autoria do deputado Joe Valle, que daria subsídio para os idealizadores dessas iniciativas participarem de editais e receberem recursos públicos para auxiliar no desenvolvimento das hortas.

O mandato tem acompanhado vários grupos que cultivam hortas comunitárias e tem articulado junto ao governo a regulamentação da Lei.

Leia mais

_______________________________________________________________________

Sustentabilidade                                                                                                  


Número de produtores orgânicos cresce 51,7% em um ano

Cresce a adesão dos produtores brasileiros ao mercado de orgânico, que, além de alimentos mais saudáveis, promove a conservação e a recomposição dos ecossistemas. Entre janeiro de 2014 e janeiro de 2015, a quantidade de agricultores que optaram pela produção orgânica passou de 6.719 para 10.194, um aumento de cerca de 51,7%. As regiões onde há mais produtores orgânicos são o Nordeste, com pouco mais de 4 mil, seguido do Sul (2.865) e Sudeste (2.333).

Agenda                                                                                                                 


II Seminário “Novos saberes em água e saúde”

No dia 26 de março, das 8h às 17h30, no auditório da Fepecs acontecerá o II Seminário “Novos saberes em água e saúde” que debaterá a Água, Produção de Alimentos e Saúde na Perspectiva Transdisciplinar.

As inscrições poderão ser feitas no site da FEPECS http://www.fepecs.edu.br/  pelo formulário eletrônico no link:  http://goo.gl/forms/Bdqe6RomHi
 
Ceasa-DF realiza campanha de combate ao trabalho infantil

Para combater o trabalho infantil, a Ceasa-DF realiza uma campanha permanente de conscientização.  Neste sábado (21), a partir das 7h, no Varejão da Ceasa (pavilhão B-8), será realizado o Dia “D” da campanha. Servidores, técnicos e conselheiros tutelares estarão na Ceasa-DF para orientar os comerciantes sobre a proibição e os riscos do trabalho infantil, além de exibir mensagem nos telões e distribuir cartilhas informativas.

A ação será realizada pelo órgão em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Humano e Social (SEDHES) e a de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF, Conselhos Tutelares do Setor de Indústrias (SIA) e da Estrutural, e associações dos Funcionários, Empresário e Produtores da Ceasa-DF.

#Ocupeolago

No dia 22 de março, domingo, será comemorado o Dia Mundial da Água. A data, criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas – ONU, visa estimular iniciativas concretas relacionadas à conscientização sobre a importância do consumo e da gestão eficiente dos recursos hídricos. O Movimento #ocupeolago*, em parceria com diversos apoiadores, irá promover um conjunto de atividades na orla e no espelho d’água do Lago Paranoá, importante cartão postal da capital do Brasil.

As atividades acontecerão das 8h às 12h, em diferentes pontos do Lago Paranoá. Ao final das atividades matutinas todos seguirão para um grande ato em defesa do Lago, representado por um abraço coletivo ao som de uma banda local, que ocorrerá das 12h às 15h na Orla da Ponte Juscelino Kubitschek.

Conheça a programação