Boletim Brasília Sustentável - 13 de abril de 2015

Brasília Sustentável Online - 13 de abril de 2015
DIA A DIA

Secretário apresenta projetos à Comissão de Meio Ambiente 

A Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo realizou no dia 9 de abril audiência pública com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal, André Lima. No encontro foi apresentado aos parlamentares e à comunidade o plano do GDF para lidar com as 34 milhões de toneladas de resíduos acumulados no Lixão da Estrutural e a política de reciclagem e coleta seletiva.

Deputados discutem destinação de recursos para a FAP

Os deputados Joe Valle e Wasny de Roure se reuniram com representantes da UnB e o secretário de Ciência e Tecnologia, Paulo Sérgio Salles, para tratar da destinação de recursos para a Fundação de Apoio á Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP).

Câmara discutirá má prestação de serviços das operadoras de celular

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou a realização de audiência pública para discutir os serviços das operadoras de telefonia no DF. O autor da proposta, deputado Joe Valle (PDT), argumentou que os consumidores são vítimas da má prestação de serviços. Segundo o parlamentar, os usuários não devem se conformar com a alegação "isso é assim mesmo". Para ele, a comissão precisa "aprofundar a discussão com a comunidade".

Emater-DF completa 37 anos

A Emater-DF acaba de completar 37 anos. A comemoração aconteceu na sexta-feira (10), no auditório da empresa, com participação de produtores rurais, servidores do GDF, do governo federal, organizações sociais, movimentos de trabalhadores e demais convidados. Uma exposição de artesanato, licores, temperos, defumados, pães, biscoitos e outros produtos feitos por empreendedores atendidos pela empresa fez parte das comemorações.

Falta de ônibus na área rural recebe críticas na Câmara 

O deputado Joe Valle fez críticas à falta de ônibus na área rural do Distrito Federal recebeu críticas em sessão ordinária da Câmara Legislativa. Joe Valle disse que há dois meses a área rural sofre sem transporte público. O problema também atinge o transporte escolar, que prejudica alunos das escolas rurais.

Deputados e diretores de escolas debatem o PDAF
 
Os deputados Joe Valle e Reginaldo Veras, ambos do PDT, se reuniram na Câmara Legislativa com diretores de escolas, coordenadores de regionais de ensino e representantes da Secretaria de Educação para debater a criação de uma lei que regulamente o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF). Os professores cobraram da Secretaria de Educação o pagamento de dívidas, que chegam a R$ 6 milhões, feitas pelas escolas na gestão passadas e não pagas. Sem previsão para o repasse, a conta tem sido paga pelos próprios diretores de escola.
Fortalecimento das hortas comunitárias é discutido com representantes do GDF e coletivos

Representante de coletivos de hortas urbanas, do Movimento Nossa Brasília, da Secretária de Meio Ambiente e o mandato Brasília Sustentável se reuniram com o administrador Regional do Plano Piloto, Igor Tokarski, para discutir o fortalecimento das hortas comunitárias do DF. Com o mesmo propósito, também foi realizada uma reunião com a diretoria da Novacap, responsável pela área.
 
Para o deputado Joe Valle, as leis das hortas construídas pelo mandato com a participação social precisam de regulamentação. "Dessa forma os coletivos terão respaldo e poderão desenvolver  projetos que  possibilitam convivência comunitária, educação e segurança alimentar. Queremos tornar Brasília a capital das hortas comunitárias!", ressaltou o parlamentar.

Audiência Pública discute uso sustentável do Lago Paranoá

O Parque das Garças, situado na QI 15 do Lago Norte, recebeu cerca de 200 pessoas na Audiência Pública “Água é Vida! Vamos cuidar? Definindo o futuro do Lago Paranoá”, promovida pelo deputado distrital Joe Valle, em parceria com a Administração do Lago Norte/Varjão e coletivos sociais.
O próximo passo para desdobrar ainda mais o assunto é a realização de um seminário que deverá acontecer no final de abril", disse o deputado que também adiantou que até o final do ano será discutida a construção coletiva da Lei das Águas do Distrito Federal e que será apresentada à Câmara.

 
 
SUSTENTABILIDADE
Um país envenenado
 
O Instituto Nacional do Câncer (Inca), ligado ao Ministério da Saúde, recomendou a redução “progressiva e sustentada” do emprego dos venenos nas lavouras, como maneira de diminuir o número de casos de câncer. Os pesticidas, de acordo com o instituto, contaminam “todas as fontes de recursos vitais, incluindo alimentos, solos, águas, leite materno e ar”.
 
Brasília sedia primeira Conferência Internacional Cidades Sustentáveis
 
O Programa Cidades Sustentáveis realizou, nos dias 7 e 8 de abril, em Brasília, a I Conferência Internacional Cidades Sustentáveis - Políticas Públicas Inovadoras. O objetivo do evento foi procura sensibilizar e incentivar a sociedade e prefeituras para a adoção de modelo de desenvolvimento sustentável. Trata-se de um modelo que ofereça qualidade de vida para todos os habitantes das cidades e que cresça ao longo do tempo. O programa é composto de 12 eixos que abordam questões ambientais, sociais, econômicas, políticas e culturais, sendo cada um dos eixos compostos por itens com indicadores de boas práticas ou uma referência internacional.
 
Brasil cumpre apenas duas das seis metas do programa Educação para Todos

Os dados sobre o relatório final do compromisso Educação para Todos, firmado em 2000 por 164 países integrantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mostras que o Brasil atingiu apenas duas das seis metas do pacto internacional com vigência até 2015.
Entre as metas consideradas não cumpridas pela Unesco, estão a expansão do ensino na primeira infância, a oferta de aprendizagem de habilidades a jovens e adultos, a alfabetização de adultos e a qualidade da educação, em termos gerais. Na avaliação da entidade, os quesitos atendidos pelo Brasil foram a universalização do ensino fundamental e a garantia de equidade de gênero nas escolas.
AGENDA
Sessão Solene em comemoração ao Aniversário do Museu Vivo da Memória Candanga

Comemoração dos 25 anos do Museu Vivo da Memória Candanga, que representa o resgate do testemunho histórico dos operários candangos na construção da capital.
Data: 27/04
Horário: 14h
Local: Museu Vivo da Memória Candanga
 
Sessão Solene em comemoração ao Dia da Educação

Homenagem dos deputados Joe Valle e Reginaldo Veras ao dia da Educação, reconhecendo sua importância para que possamos ter uma sociedade justa.
Data: 28/04
Horário: 10h
Local: Plenário da Câmara Legislativa