Boletim Brasília Sustentável - 27 de abril de 2015

Brasília Sustentável Online - 27 de abril de 2015
 
DIA A DIA
Dia da Educação será comemorado em sessão solene

Os deputados Joe Valle e Professor Reginaldo Veras farão nesta terça-feira (28), às 10h, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, uma sessão solene em comemoração ao Dia da Educação. O evento contará com a presença do Secretário de Educação, Júlio Gregório, a Conselheira de Educação Maria José Féres, professores, pais e alunos.

Comemorado mundialmente, o Dia da Educação foi escolhido após o encontro de 180 países no Fórum Mundial de Educação, há 15 anos, no Senegal. O evento reuniu informações, análises e estabeleceu metas para que as nações participantes, entre elas o Brasil, avançassem nas políticas de acesso à educação para toda a população.

______________________________________________________________________
Inaugurado paraciclo da CLDF

Os ciclistas de Brasília já podem estacionar suas bicicletas em local apropriado na Câmara Legislativa (CLDF). No dia 24/04 foi inaugurado o paraciclo - estacionamento para bicicletas – situado em frente à porta principal do prédio. A articulação na CLDF para viabilizar o paraciclo foi feita pelo deputado Joe Valle (PDT) e pelos movimentos sociais que atuam na área de mobilidade.

______________________________________________________________________
CLDF derruba vetos da Lei das Mudanças Climáticas

A Câmara Legislativa aprovou a derrubada dos vetos da Lei que cria a Política Distrital de Mudanças Climáticas (Lei 288/2011). A lei apresenta princípios, diretrizes, objetivos, metas e estratégias para que o DF desenvolva e implemente uma política voltada para a mitigação da mudança climática. Uma das metas é a redução das emissões provocadas pelo desmatamento em pelo menos 40% até 2020.

 
______________________________________________________________________
Deputados cobram de secretário melhorias no atendimento à saúde pública

A ampliação e a melhoria no atendimento das unidades de saúde do DF, com a criação de mais leitos de UTIs e a solução para a falta de medicamentos, foram algumas das principais propostas debatidas, no dia 14/03, em audiência pública da Comissão de Fiscalização, Governança, Controle e Transparência da Câmara Legislativa. Durante o encontro, a Secretaria de Saúde apresentou o relatório de sua execução orçamentária no segundo quadrimestre de 2014, conforme prevê a Lei Orgânica do DF.

 
______________________________________________________________________
CASEB comemora 55 anos

A instituição de ensino mais antiga de Brasília, o Caseb celebra, no dia 6 de maio, 55 anos. Ex-alunos e professores já estão se mobilizando para organizar a comemoração e promover reencontros e homenagens a quem passou pela instituição.

O mandato Brasília Sustentável apoia a organização do evento por acreditar e priorizar a educação do DF. O Caseb faz parte da história da nossa cidade e por isso, temos que continuar buscando melhorias para essa instituição e para a educação da nossa capital.

Leia mais

______________________________________________________________________

 
SUSTENTABILIDADE
Brasília, nossa cidade de 55 anos

Por Joe Valle

Brasília completou 55 anos. É uma cidade muito nova, planejada, mas com apenas quatro planos de ocupação aprovados referentes à Asa Sul, no Plano Piloto, Sudoeste, Águas Claras e Veredinha, em Brazlândia.

Criada para apenas 500 mil pessoas, a cidade hoje tem mais de 2,8 milhões de moradores, sofre com a superlotação, esgotamento viário, falta de planejamento e crescimento desordenado.

A cidade ainda move em direção ao Plano Piloto para onde se dirigem 900 mil pessoas todos os dias, sendo 200 mil da Região Metropolitana, em busca dos 47% dos empregos, escolas e vários tipos de serviços, inclusive médico-hospitalar.

 
______________________________________________________________________
AGENDA
Audiência Pública debaterá A situação e implementação do Parque Vivencial do Gama
Data: 9 de maio - sábado
Hora: 10h
Local: Centro de Ensino Especial nº 1  Gama - Eq 55/56 - Setor Central
 
Conheça o Mercado da Agricultura Familiar
Data: todos os sábados, a partir do dia 25 de abril
Hora: 6h às 12h
Local: SIA Trecho 10