Boletim Brasília Sustentável - 18 de maio de 2015

Boletim Brasília Sustentável - 19 de maio de 2015
 
DIA A DIA

 Mandato presta homenagem a personalidades da agricultura do DF

O deputado Joe Valle realizou na última sexta-feira, no auditório da Agrobrasília, homenagem a quatro personalidades que têm feito a diferença na agricultura do Distrito Federal. O presidente do Sindiorgânicos, Moacir Lima, o ex-secretário de Agricultura do DF, Lúcio Valadão, o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do DF (FAPE-DF), Renato Simplício e o diretor da Cooperativa Agropecuária da Região do DF (Coopa/DF), Derci Cenci receberam certificado em reconhecimento aos trabalhos prestados e empenho no desenvolvimento e fortalecimento da agricultura da capital do país.

Para o deputado Joe Valle, os homenageados são parceiros valorosos que sonham e realizam. “Agradecemos e reconhecemos o empenho, a seriedade e a dedicação de todas e todos em prol e em busca da construção de um novo paradigma de desenvolvimento rural”.

_______________________________________________________________________

Comunidade reivindica implantação do Parque Vivencial do Gama

O auditório do Centro de Ensino Especial nº 1 ficou lotado na audiência pública, que debateu a situação do Parque Urbano e Vivencial do Gama.. A audiência foi realizada pelo mandato Brasília Sustentável, em parceria com coletivos do Gama. As principais reivindicações apontadas pela comunidade são: a definição da poligonal, a ocupação do local, a implantação do plano de manejo e a preservação ambiental. Com 59,2 hectares, o Parque conta com nascentes e atributos ecológicos nativos do Cerrado, como matas de galeria, áreas de brejo com buritizais e campos de murundus, que devem ser conservados.

_______________________________________________________________________

Deputado se reúne com moradores de Vicente Pires            

Para debater as demandas de Vicente Pires, empresários e moradores de Vivente Pires se reuniram no auditório da Associação Comercial e Industrial da cidade, com o deputado Joe Valle e representantes do Governo do Distrito Federal.

As obras de urbanização do Setor Habitacional Vicente Pires devem começar ainda este semestre. Ao todo, serão investidos R$ 504 milhões em obras de drenagem e pavimentação, que serão divididas em quatro glebas (regiões).

O processo já está em fase de licitação e, segundo o presidente da Novacap, Hermes Fonseca, a expectativa é que as ordens de serviços para o início das obras sejam assinadas em breve. Os recursos a serem aplicados no setor são provenientes do PAC Pavimentação e Qualificação de Vias e deverão beneficiar mais de 73 mil habitantes. Inicialmente serão feitos 223 km de redes de drenagem. Quando concluída a fase da rede de águas pluviais, será a vez de iniciar a pavimentação. Ao todo, serão 216,2 km de ruas asfaltadas e 540 km de calçadas.

_______________________________________________________________________

Presidente da Comissão de Fiscalização propõe convênio com órgãos de controle

O presidente da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle da Câmara Legislativa, deputado Joe Valle, tem visitado órgãos de controle do DF para propor um convênio de cooperação. O Tribunal de Contas, a Controladoria Geral e a Defensoria Pública, ambos do DF já receberam a proposta de convênio e se comprometeram a analisar o documento. O objetivo da cooperação, segundo Valle, é atuar em conjunto na fiscalização visando à melhoria da gestão pública. “A Comissão é uma espécie de farol do Legislativo para o Executivo e pode ajudar o governo a resolver os problemas de gestão”.

_______________________________________________________________________

Agricultura familiar ganha mercado exclusivo na Ceasa

Produtos frescos direto da horta para o consumidor. Com essa proposta, as Centrais de Abastecimento de Brasília (Ceasa), no Setor de Indústria e Abastecimento inaugurou o Mercado da Agricultura Familiar. Quarenta e cinco associações de agricultores, artesãos, floristas, entre outras categorias, vendem produtos no espaço exclusivo para o setor. A princípio, haverá apenas vendas a varejo, aos sábados, das 6h às 12h. O comércio no atacado deverá ter início até os primeiros meses do próximo semestre. Nesse caso, a previsão é que as bancas abram às segundas e às quintas-feiras.

Leias mais
______________________________________________________________________

 
AGENDA
24/05 a 31/05
Semana dos alimentos orgânicos

30/05
Feira de Orgânicos no Lago Norte

Hora: 8h às 12h
Local: Praça das Flores - ao lado do Deck Norte

01/06
Seminário “Água é Vida: Vamos cuidar? Definindo o futuro do Lago Paranoá”

Hora: 8h às 18h
Local: Sala das Comissões da Câmara Legislativa - térreo