Terça, 13 Junho 2017 21:18

CEAL inaugura novo bloco que atenderá crianças autistas

O Centro Educacional de Audição e Linguagem Ludovico Pavoni (CEAL-LP) inaugurou no dia 13 de junho, o seu novo setor de atendimento ao autista e deficientes intelectuais. O local oferece serviço especializado em alterações do desenvolvimento infantil e atende cerca de 500 crianças com deficiência auditiva e, desde 2015, também atende 165crianças autistas e com problemas intelectuais.

Segundo o diretor do CEAL, o padre José Rinaldi, é muito importante a união e a parceria que a instituição tem com o governo do Distrito Federal e com diversos outros parceiros que fazem o possível para que esse trabalho seja realizado. “É bom ter vocês aqui, porque essas crianças são nossas. Juntos nós damos conta do recado, mas sozinhos não, assim podemos dar um futuro melhor a eles. É bom vocês poderem ver um pouco do nosso trabalho, queremos que sintam o que é trabalhar com essas crianças”, ressaltou.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o deputado Joe Valle (PDT) e sua esposa Clevane Valle, que foi convidada para ser a madrinha do Programa de Atendimento às Crianças e Adolescentes com Deficiência Intelectual e Autistas. Clevane parabenizou o trabalho realizado pela instituição e disse estar muito feliz pelo convite. “Se Deus quiser vamos conseguir trabalhar para que mais crianças possam ser atendidas pelo CEAL, se não for por meio da política, que seja de forma pessoal, mas de qualquer forma estaremos ajudando”, afirmou.

O deputado Joe Valle, que há anos tem apoiado os trabalhos do Ceal, reforçou as palavras do padre José Rinaldi, ressaltando a importância de se trabalhar de forma colaborativa e afirmou, em nome dos 24 deputados distritais, que o CEAL tem o apoio da Câmara Legislativa. “Juntos podemos criar esse modelo de colaboração. Esse é o nosso dever e estar aqui é uma alegria muito grande", disse o deputado.

Segundo o governador Rodrigo Rollemberg, o CEAL é um exemplo de como podemos melhorar a Saúde do DF através de parcerias com a iniciativa privada e garantiu que seu governo irá olhar com mais atenção o trabalho desenvolvido pela instituição de ensino. “Podem ter certeza que nós vamos ter um olhar mais especial para o CEAL e para o trabalho devocês. Essa é uma instituição privada em parceria com o poder público que deu certo e agora nós estamos tendo a oportunidade de ampliar esse atendimento também para crianças autistas com essas salas que estão sendo inauguradas hoje”, afirmou Rollemberg.

Sedestmidh é parceira do CEAL e aumentará repasses para a instituição

Atualmente a Secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) é uma grande parceira do Centro Educacional de Audição e Linguagem Ludovico Pavoni. No total, a secretaria já encaminhou 340 crianças para o CEAL e repassa uma verba mensal, para esses atendimentos, de cerca de R$ 283 mil. Esse repasse poderá serainda maior, pois, com a inauguração das novas salas de aula,mais 80 crianças e adolescentes serão atendidas, através do convênio com a Sedestmidh.

Segundo o secretário Gutemberg Gomes, responsável pela pasta, existe um termo de colaboração entre as duas instituições e que o a Sedestmidh através do governo de Brasília está fazendo a fila andar, se referindo as centenas de crianças que aguardam vagas para serem matriculadas no CEAL. “A perspectiva é que a partir dessa visita iremos aumentar nosso repasse para o atendimento de mais 80 crianças. O trabalho desenvolvido aqui é fundamental para que as crianças com comprometimento intelectual sejam acompanhadas”, ressaltou.

Também estiveram presentes no evento, o secretário de Saúde, Humberto Lucena Pereira da Fonseca, o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional Fábio Pereira de Sousa, o Bispo Don Valdir Mamede, entre outros convidados.