Artigos

Por Joe Carlo Viana Valle
Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal

Na virada dos anos 1970–80, quando o Brasil buscava redemocratizar-se, nós brasilienses fazíamos a nossa parte: além da campanha nacional, cujo ponto máximo enunciou-se no grito “Diretas, Já! ”, aqui a luta contemplava outra exigência, a de autonomia política do Distrito Federal. Se votar para presidente era aspiração nacional, queríamos em Brasília eleger Executivo e Legislativo que nos representassem diretamente. Lembro aqueles tempos e suas lutas para enfatizar que esta representação tem um significado especial: é emblema da autonomia política e do pleno exercício democrático em nosso quadrilátero. A Câmara Legislativa do Distrito Federal é, portanto, fórum natural para se debater pautas e agendas das políticas de Estado. Refiro-me, para…
Complementar, sim; desfalcar, não! Joe Valle,deputado distrital, presidente da Câmara Legislativa do DF A previdência é tema complexo em todo o mundo. No Brasil, dado o contexto de recessão econômica e instabilidade política, não poderia ser diferente. Da forma como se encontra hoje, o sistema previdenciário da maioria dos estados e municípios brasileiros está fadado ao colapso financeiro. Com base no artigo 40 da Constituição Federal, o Distrito Federal, assim como tantos outros entes brasileiros, adota o Regime Próprio de Previdência Social – RPPS para aposentadoria dos servidores públicos. Esse regime segue regras diferentes das que se aplicam ao Regime Geral de Previdência Social e que a população se habituou…
Abrir o processo legislativo à participação popular, além de imperativo democrático, é precioso auxílio ao desempenho eficiente. Nesta quinta-feira (27), no Centro Educacional 1 da Cidade Estrutural, a Câmara Legislativa realizará a primeira de uma série de sessões plenárias itinerantes que propiciarão profícuo diálogo entre representados e representantes. É este um passo importante para a ressignificação da Câmara Legislativa, diretriz-síntese estabelecida pela Mesa Diretora, com o apoio dos demais deputados, para o biênio 2017-2018. É, também, o primeiro evento do programa Câmara em movimento – outros doze já estão agendados em 2017, assim como os três primeiros de 2018. Cada um desses eventos é precedido de reuniões com líderes locais…
  Na virada dos anos 1970–80, quando o Brasil buscava redemocratizar-se, nós brasilienses fazíamos a nossa parte: além da campanha nacional, cujo ponto máximo enunciou-se no grito “Diretas, Já! ”, aqui a luta contemplava outra exigência, a de autonomia política do Distrito Federal. Se votar para presidente era aspiração nacional, queríamos em Brasília eleger Executivo e Legislativo que nos representassem diretamente. Lembro aqueles tempos e suas lutas para enfatizar que esta representação tem um significado especial: é emblema da autonomia política e do pleno exercício democrático em nosso quadrilátero. Por isso, já no primeiro pronunciamento como chefe do Poder Legislativo do Distrito Federal, enfatizei a necessidade de uma ressignificação de…
Desde 1985 o Brasil vive sob estado de direito, o mais longo período de nossa história. Neste tempo as instituições suportaram duros testes: da doença à véspera da posse (e morte um mês depois) do principal artífice da redemocratização e presidente eleito, com arriscada substituição pelo vice da chapa, até as atuais agruras políticas e econômicas; no meio do caminho foi preciso vencer hiperinflação, crises da dívida externa, processos de impeachment que apearam do poder dois presidentes da República. Tudo isso ocorreu sem desastres institucionais, malgrado grupelhos saudosos do autoritarismo valham-se da própria liberdade para negá-la. É assim mesmo: o exercício democrático implica viver perigosamente. Como dizia Winston Churchill, “A…
Desde o início do nosso mandato, temos debatido o tema Mobilidade. Além de coordenar a Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana Sustentável, o mandato Brasília Sustentável, em 2013, realizou audiência pública que resultou em numa série de propostas para a melhoria da mobilidade da nossa cidade. Também elaboramos, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, o documento "Caminhos da Escola". que visa levar asfalto a todas as escolas rurais do DF. Por essas estradas passam nossa maior riqueza que são as nossas crianças e adolescentes que vivem na área rural e precisam de boas estradas para estudar. Os dois documentos, construídos de forma coletiva e colaborativa, já foram…
Após quase cinco anos na Câmara Legislativa, iniciamos um novo ciclo. De forma séria e comprometida, o mandato Brasília Sustentáveltem trabalhado muito pela melhoria da qualidade de vida do Distrito Federal. Neste sentido, atendemos o chamado da cidade, e o pedido do governador, de unir forças para mudar a atual realidade da nossa capital. Esse é o principal objetivo pelo qual estamos no Executivo, contribuindo na Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Precisamos fazer isso em rede, de forma coletiva e colaborativa. Por isso, queroconvidar a todos e todas para participar dessa gestão conosco. Joe Valle 2015
A cada ano muitas pessoas morrem em consequências de doenças provocadas por diarréia, que em sua maioria, são causadas pela ingestão de água ou alimentos contaminados por microrganismos perigosos ou substâncias químicas tóxicas.
Em um planeta com mais de 7 bilhões de habitantes, que precisam diariamente de alimentos, existe uma demanda gigantesca pela produção agrícola. Em resposta a esta demanda, as sociedades organizadas se dirigiram à industrialização da produção agrícola, como forma de suprir essa necessidade.
Esse volume faz parte de um conjunto de quatro publicações elaboradas com o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que, por meio de um convênio com a Emater-DF, alocou recursos a fim de promover o acesso de populações socialmente vulneráveis, ao direito humano à alimentação adequada por meio da capacitação, assistência técnica e fomento produtivo. O objetivo é possibilitar o aprimoramento das ações de agricultura urbana e incentivar, por meio da educação multidisciplinar, novos hábitos alimentares e ainda elevar o potencial para geração de renda nas comunidades atendidas pelo programa.
Página 1 de 5