A Câmara em movimento. Literalmente

Abrir o processo legislativo à participação popular, além de imperativo democrático, é precioso auxílio ao desempenho eficiente.

Nesta quinta-feira (27), no Centro Educacional 1 da Cidade Estrutural, a Câmara Legislativa realizará a primeira de uma série de sessões plenárias itinerantes que propiciarão profícuo diálogo entre representados e representantes.

É este um passo importante para a ressignificação da Câmara Legislativa, diretriz-síntese estabelecida pela Mesa Diretora, com o apoio dos demais deputados, para o biênio 2017-2018. É, também, o primeiro evento do programa Câmara em movimento – outros doze já estão agendados em 2017, assim como os três primeiros de 2018.

Cada um desses eventos é precedido de reuniões com líderes locais para identificar os problemas e anseios das comunidades e elaborar em conjunto a agenda de trabalho. Para o movimento inaugural, nos encontros do dia 8 os moradores consideraram prioritários temas como creches e educação pré-escolar, regularização fundiária, comunidade Lgbtt, assistência social, violência doméstica – é longo o rol de carências e reivindicações específicas, o que realça a importância do contato direto em busca de soluções.

Na Cidade Estrutural, nascida de acampamentos de catadores do gigantesco ‘lixão’ hoje em desativação, as necessidades desse segmento foram destaque nas oficinas preparatórias e ensejarão reuniões temáticas, em audiências públicas.

Um detalhe lateral da estratégia evidencia a participação no cotidiano das comunidades: os eventos da Câmara em movimento tentarão sempre coincidir com o aniversário da cidade. Por isso no próximo mês estaremos em Vicente Pires, que faz oito anos em 26.05.

Joe Valle,

Deputado Distrital, Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal

 

 

Itens relacionados (por marcador)