35 LEIS

 

proposicoes

Em 2010 Joe Valle nos apresentou o desafio de  construir um modelo de excelência em gestão  parlamentar para seu mandato como Deputado da  Câmara Legislativa do Distrito Federal. Não haviam  referências práticas para tal desafio e logo iniciamos  uma pesquisa detalhada para definir as estratégias, os  processos e as ferramentas práticas de um mandato  parlamentar sustentável.

Não encontramos referências acadêmicas ou  conceituais que mostrassem um mandato parlamentar  de forma sistêmica e integrada. Foi então que  decidimos desenhar nosso próprio modelo para  integrar os diversos atores que fazem parte deste  sistema complexo. Este é um projeto em  desenvolvimento contínuo que conta com a parceria de  diversos colaboradores da sociedade civil organizada,  para o controle dos resultados e criação de novas  soluções. Queremos um novo conceito de  transparência, que seja fundamentado na governança  eficaz e no controle social. Não é uma tarefa fácil, mas  temos conseguido simplificar conceitos e gerar  resultados práticos em todas as áreas de atuação do  mandato.

Toda estratégia está fundamentada nas atribuições de um  parlamentar, segundo a Lei Orgânica do DF: legislar,  fiscalizar e representar. Nosso modelo de gestão é  estruturado em três vetores de desempenho: governança,  transparência e controle social. As ações do mandato  estão estruturadas em sete eixos de ação: agricultura,  direitos humanos, educação, mobilidade, meio ambiente,  empreendedorismo e a gestão estratégica.

Inovação é tudo aquilo que gera valor. Queremos um  mandato parlamentar que apresente soluções práticas  para gerar valor para a sociedade de forma transparente.  Como o Deputado Joe Valle tem colocado em seus  posicionamentos: “Chega da velha política! Vamos  construir a nova juntos.” 

Página atualizada em 01/02/2017